top of page

Tudo o que você precisa saber sobre a obrigação alimentícia no Direito de Família


Questões como quem paga, como paga e punição caso a obrigação não seja cumprida são as dúvidas mais frequentes

Segundo o Wikipédia, o Direito de Família é área do Direito Civil que trata das relações familiares, dos direitos e obrigações decorrentes dessas relações. Tem entre suas atribuições tratar de questões que envolvem casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, alimentos, bem de família, tutela, curatela e guarda.

Oficializar o término da união, em termos práticos, é relativamente simples, mas quando envolve pessoas que não têm como garantir sua própria subsistência, são envolvidas outras questões pertinentes. Listamos a seguir as 10 dúvidas mais frequentes com relação à obrigação alimentícia. Confira:

1. Para que serve a obrigação alimentícia e quem tem direito?

A obrigação alimentícia é destinada ao custeio de despesas básicas, como gastos com alimentação, saúde, vestimenta, educação, locomoção e lazer. Tem direito a esse aporte, de acordo com o Direito brasileiro, filhos, ex-cônjuges, ex-companheiros de uma união estável e os pais. Essa obrigação é recíproca e o beneficiário deve comprovar que há a necessidade.

No caso de haver filhos menores, o obrigação tem caráter prioritariamente alimentar e um dos pais poder ser obrigado a realizar pagamentos periódicos.

2. Quem deve arcar com a obrigação alimentícia

A Constituição Federal do Brasil preceitua que tanto homens quanto mulheres possuem os mesmos direitos e obrigações no que tange às obrigações alimentícias, portanto, a obrigação de manter o sustento dos filhos é de ambos. Todavia, segundo o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística), nos casos de divórcio e separações de uniões estáveis, as mães ficam com a guarda dos filhos em 90% dos casos e, por esse motivo, é que os processos de pensões alimentícias recaem majoritariamente sobre homens.

De qualquer forma a obrigação alimentar deve obedecer ao binômio necessidade/ possibilidade, considerando o padrão de vida e a condição social das partes envolvidas (Art. 1.694, CCB).

3. Como solicitar o direito à pensão alimentícia?

A primeira providência a ser adotada é buscar a assessoria de um profissional especializado no Direito de Família. Um advogado, com ampla experiência na área, vai listar os documentos necessários e indicar as etapas a serem percorridas para a obtenção legal e documentada do benefício.

A obrigação alimentícia (para os filhos e ex-cônjuge ou companheiro) também pode ser determinada no momento do divórcio ou dissolução da união estável, desde que haja acordo entre as partes. Senão, a decisão se dará pelo juiz responsável pelo caso.

4. Como os recursos podem ser pagos?

A obrigação alimentícia pode se dar em espécie (em dinheiro) ou in natura (bens de consumo). Ou mesclando as duas modalidades.

O valor deverá ser pago mensalmente e, embora não exista um valor fixo para pagamento nem uma porcentagem sobre o salário do devedor da obrigatoriedade, a quantia é determinada pelo juiz, responsável por analisar a situação e verificar qual valor necessário a ser pago, de acordo com cada caso específico.

Quem deter a obrigação de pagar pode acordar em juízo, diversas formas de pagamento, como: pagamento de mensalidade de escola, de plano de saúde, necessidades de vestuário, transporte e outras formas que assim o juiz permitir e ficar acordado entre as partes.

5. Como é estipulado o valor?

O juiz estuda a necessidade real de quem pleiteia o benefício e possibilidade da outra parte de cumprir com a obrigação alimentícia. Depois que o valor é determinado, a pessoa com a obrigação deve depositar o valor ou tê-lo descontado diretamente do seu salário, porém, existem outras formas de prover o sustento.

É importante ressaltar que é não é verdade que o valor da obrigação alimentícia equivale a 30% do salário do devedor. O valor estipulado pelo juiz deve ser suficiente para custear necessidades básicas do requerente, como alimentação, estudo, saúde; mas não pode prejudicar o próprio sustento do pagador.

6. Os alimentos são mesmo considerados um direito social?

Certamente, já que a Emenda Constitucional nº 64/10 alterou o art. 6º da Constituição da República e introduziu a alimentação como um direito social. Inclusive, os alimentos são um direito personalíssimo (sua titularidade não pode ser transferida a outros, pois é destinado a preservar a sobrevivência de quem os recebe, assegurando a existência e a integridade física e psíquica do indivíduo que não pode manter-se sozinho) e não podem ser renunciados (o Código Civil de 2002 ratificou a impossibilidade de renúncia de alimentos, retomando-se a discussão sobre a matéria em relação aos cônjuges).

7. Os avós também podem ter a obrigação alimentícia a favor dos netos?

Sim e são chamados de alimentos avoengos, onde a obrigação alimentícia é transferida para os avós a favor dos netos, quando demonstrado que os pais não reúnem condições de prover a subsistência do filho ou quando comprovado que os alimentos prestados pelos genitores não satisfazem às reais necessidades dos filhos. Frustrada a obrigação alimentar principal, de responsabilidade dos pais, a obrigação subsidiária deve ser diluída entre os avós paternos e maternos.

8. Qual a validade da obrigação alimentícia?

Não há uma previsão legal para o término da obrigação alimentícia. Alguns fatores podem exercer influência para cessar o pagamento, como a maioridade do filho ou conclusão de curso superior. Todavia, essa não é uma ação automática. É preciso que a parte que arca com a obrigação solicite a exoneração junto ao juiz. Só o magistrado pode deliberar sobre o tema, e ele pode usar como base parâmetros estipulados no Código Civil, como o padrão social ao qual os filhos estavam habituados e as despesas com educação.

9. Gestantes também têm direito a receber pensão alimentícia?

Sim, são chamados de alimentos gravídicos e têm por finalidade cobrir as despesas durante a gestação e do parto, inclusive no que se refere à alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e indispensáveis, a juízo do médico, conforme autoriza o art. 2º da Lei nº 11.804/08, além de outras que a situação particular de cada caso exigir. Essa verba alimentar refere-se à parte das despesas que deverá ser custeada pelo futuro pai registral, considerando a contribuição que também deverá ser dada pela mulher grávida, na proporção dos recursos de ambos.

10. Quais as consequências do descumprimento da obrigação alimentícia?

Quando o juiz determina a obrigação alimentícia a uma das partes (ou outro familiar), por meio de uma sentença em processo litigioso ou por meio de homologação judicial de um acordo realizado entre os envolvidos, surge o que se chama no meio jurídico de “título judicial”. Assim, quando obrigação estabelecida no “título judicial” não é cumprida, meios jurídicos podem ser acionados para exigir a cobrança. No caso dos alimentos, isso acontecerá por meio do pedido de “cumprimento de sentença” (art. 528 do CPC/15). Quem deve ingressar com a ação de execução de alimentos é aquele que deveria receber a pensão alimentícia, ou seja, o credor dos alimentos.

Nesse pedido de cumprimento de sentença, podem ser formulados os pedidos de prisão, penhora de bens do devedor e outras providências possíveis.

Vale concluir que a obrigação alimentícia é de extrema importância para o Direito da Família, pois é uma forma eficiente e legal de garantir a sobrevivência digna do filho, com fundamento no direito à vida, art. 5°, caput e na dignidade da pessoa humana art. 1º, III, da Constituição Federal de 88.

Por Sandra Cunha, Jornalista

Revisor Marcelo Roberto Lourenço, Advogado

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page